Noticias do Sertão - Março e Abril

Já pensou viver em um mundo sem armas, bares e sem maldade?

Nos últimos dois meses, ocorreram vários assassinatos na zona rural de Inajá, no Sertão de Pernambuco, mas dias atrás a morte chegou ainda mais perto... Dois jovens que se conheciam desde de criança, se encontraram em um bar e nenhum deles, saiu de lá com vida. 

 Fingir que o lugar aonde vivemos é "the best place" ou esconder mazelas, é corriqueiro,  preserva a imagem, mas não muda a realidade...

Certa vez, conversava com alguém aqui do município, que ao comentar o ocorrido relatou que seu pai também foi assassinado em um bar. Ela foi criada por uma de suas avós, a avó que ela conheceu, pois a outra, foi assassinada junto com a neta também na zona rural de Inajá... Inajá é a cidade que quando jovem, a mesma pessoa presenciou a morte de dois policiais que foram executados quando um "bando" armado chegou na cidade para assaltar o banco.

Ouvindo a história do assalto ao banco, lembrei de uma senhora que conheci na feira da mesma cidade... ela cuida do marido, um morador local (cadeirante). Ele foi alvejado por um tiro, no dia do assalto ao banco e nunca mais pode andar. Daí, eu imaginei um mundo sem armas, sem bares e sem maldade...  Essa história seria bem diferente ...

Marinete frequenta a igreja,
o André (esposo) uma das vítimas.

A pessoa da história, teria conhecido a outra avó, os meninos estariam vivos, esposas e familiares felizes, e a esposa do cadeirante, teria um esposo saudável.

Por hora, não é possível se tele transportar do mundo descrito acima, para outro mundo; mas a Bíblia nos fala de um lugar onde a dor,  lágrimas e a morte não estão presentes.

Que tal morar lá? O passaporte foi comprado e pago, por Cristo na morte vicária.

E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.  Texto de Apocalipse: 21:4,5.

Quando olhamos para a realidade vivenciada na missão nos últimos anos, aqui no Sertão, percebemos que muitos daqueles com os quais convivemos ao chegar aqui, já não estão entre nós. É como se tivesse esperado que o evangelho chegasse, eram pessoas idosas com os quais convivemos e partilhamos da mensagem do evangelho, vários aceitaram à Cristo, viveram mais um tempo e foram para eternidade. 

 As pessoas mais idosas viveram aqui toda uma vida, sem o conhecimento de Deus, sem saber o que fazia um pastor, um missionário... Não estamos preparados para ver pessoas tão jovens como o André e Carlinhos, partirem tão cedo.

Presas na crendices, até que aprouve a Deus, trazer servos d´Ele para este lugar, um lugar desprezado, sem aparência nem formosura, muito semelhante ao que Isaias descreveu acerca de como Jesus era visto.

Não havia nada que fosse atrativo para que alguém escolher viver aqui, muitos chamam as Baixas de “fim do mundo” ou de “terra onde Judas “perdeu as meias”.

Amigos se assustaram com a aparência e aridez do lugar e perguntaram se estávamos cavando poços para achar petróleo. Outros ao nos visitar se depararam com os nativos, que sem educação formal, eram ríspidos no trato uns para com os outros, se assustaram. Eles não costumam cumprimentar as pessoas ao sair ou ao chegar, mas estão mudando aos poucos. Já temos presenciado gentilezas.

Estamos felizes pela retomada das aulas do projeto de educação, Raio de Luz que ocorreu em 6 de abril. Pararmos 15 dias por conta do decreto no estado de PE. São 60 alunos que participam 3 vezes por semana, eles tem merenda e material escolar. As ficaram sem aulas em 2020 e em 2021 ainda não tiveram aulas, o município ainda não retomou as aulas presenciais. 

Gratidão também pela volta dos cultos públicos, estamos seguindo todo o protocolo de segurança; aqui na zona rural de Inajá ninguém morreu em decorrência da covid 19. Houveram somente 3 óbitos em Inajá, mas centenas de pessoas tiveram casos leves e algumas pessoas permanecem isoladas.

                                                A lição dos frutos maduros

Continuamos realizando o discipulado individualmente, e em maio realizaremos batismo aqui no Sertão do Moxotó. Após 4 anos morando no Sertão do Moxotó, (em Baixas) nós aprendemos que é preciso esperar os frutos amadurecerem bem, leva mais tempo, mas é mais profícuo batizar quando temos essa certeza. 

Uma das metas em 2021, além manter os projetos existentes, é construir 2 casas de alvenaria para famílias em situação de vulnerabilidade social. então, já estamos construindo. Uma uma família adotou a construção da casa da Quitéria e seu Pedro, que tem 5 filhos e moram numa casa de taipa.

 A outra casa,  do Cícero e da Cícera, iniciamos com orçamento zero, compramos os primeiros materiais para pagar depois, pois a cozinha caiu na primeira chuva e na segunda 3 caibros se romperam ... o casebre está infestada por cupins, quando sobre a esposa dele, felizmente ela não sofreu ferimentos graves.

                        Pedidos de oração & Agradecimentos.

Pedimos orações pela conversão do povo sertanejo, indígenas e quilombolas pelas famílias que sofrem com parentes doentes e por sofrer a perda de entes queridos.  Nos últimos 2 meses foram cometidos 5 assassinatos aqui na zona rural de inajá, dois deles na semana passada...

 Somos gratos pelo apoio financeiro recebido, mesmo em meio ao contexto de pandemia, alguns irmãos e igrejas, continuaram ofertando fielmente para ações e projetos, seguimos orando por cada parceiro / mantenedor.

 Estamos construindo duas casas para famílias cujas casas insalubres de barro e varas, estão caindo ...  Orem por toda a provisão... Começamos uma delas com orçamento 0 e até aqui não faltou nada... Agora, é preciso comprar madeira, piso, reboco, etc...

Agradecemos o carinho de cada um de vocês, que tem se mantido conectado conosco...

 Gratos á Deus pelas 3 chuvinhas que caíram no Sertão do Moxotó em 2021.

Agradecemos o amor e o apoio de cada um de vocês, nos perdoem algumas ausências, por vezes há demandas demais para poucos braços. 

Estamos em missão, se quiseres fazer parte, pode se voluntariar para ações, orar ou contribuir financeiramente: caixa econômica Federal - Ag: 1038 – Conta poupança: 00009210-1 - operação 013 - em nome de Joana D´arc de Medeiros Henzel – PIX: 02815927489

As primeiras ações no Sertão em 2010

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/uEcVDzOb-5g" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


Comentários

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM AQUI