CONHEÇA AS BELEZAS DO SÍTIO TOTORÓ / RN

Um Oásis no meio do Sertão! É assim que podemos chamar esse pedacinho do Nordeste brasileiro localizado no município de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte. O Pico do Totoró que mede 275 metros de altura,  está próximo a um enorme lajedo e belas paisagens naturais chama atenção pela beleza.
O açude público Totoró, fica a 5 km da cidade, é o local perfeito para o banho e a pesca. No Açude Totoró, encontra-se a Lagoa dos Santos, a Pedra do Sino (recebeu este nome por emitir o som de um sino ao ser tocada, está localizada em um sítio arqueológico de lagoa dos santos), a Pedra do Caju (com o formato da referida fruta) e a Pedra do Navio, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade.

 A pedra do caju está localizada dentro do açude em uma pequena ilhota tem cerca de 5 metros de altura e 4 de diâmetro, segundo geólogos, a referida pedra está em posição quase impossível de manter se em equilíbrio... o tempo passa é que ela continua desafiando a gravidade e impressionando turistas.
Outras duas formações rochosas chamam a atenção dos visitantes; a Pedra que tem o formato de um frasco com tampa e que parece uma castanha de caju.
Alguns ainda ressaltam a “pedra do Dolmem” que quer dizer “mesa de pedra” ou pedra do navio, um monumento natural que segundo historiadores existe somente outra formação semelhante a essa, está localizada na Grã Bretanha.


 Uma pedra ainda desconhecida de muitos visitante é essa da foto ao lado. Está localizada na propriedade de meus tios no Totoró, ela parece uma castanha de cajú.
              OUTRAS REPORTAGENS SOBRE  A REGIÃO
A Pedra Rasgada, em Currais Novos, guarda um enorme acervo de inscrições rupestres de tradição Nordeste, datadas de 12 a 18 mil anos.
Encravada no sertão do Seridó, Currais Novos é uma cidade com um potencial turístico ainda para ser lapidado, recheado de histórias e bravura entre índios e colonizadores. O município faz parte do “Roteiro Seridó”, oferecendo várias opções de encantamento para o visitante.
Figuras rupestres, minas de schellita, trilhas ecológicas (...) entre outros atrativos, fazem de Currais Novos o lugar ideal para aqueles que querem sentir a presença constante das mais legítimas tradições sertanejas.
Há um roteiro ao Sítio Arqueológico Totoró que é imperdível. Na Pedra Rasgada e na Pedra do Letreiro podem ser observadas figuras rupestres datadas, aproximadamente, de 12 a 18 mil anos, em representações de seres humanos, marcas de mãos e figuras geométricas. No sítio, há trilhas pela caatinga para conhecer a Lagoa do Santo, onde poderá visitar a Pedra do Caju, a Pedra do Sino, a Pedra do Navio e o Pico do Totoró.
                                   TOTORÓ SOBRE  TELA

Dimensões: 100cm x 90cm
Técnica: Óleo sobre Tela
Valor: R$ 500,00
Status: VENDIDO
Como adquirir: adrianosantori@yahoo.com.br
Fone: 8826-3563

Comentários

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM AQUI