DESAFIOS DA MISSÃO DE VIDA NO MOXOTÓ

 Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem (Gênesis 12:3a)

Existe presença de povos indígenas como: Tuxá, ingá, Kambiwápankararus dentre outros, aqui aqui no Sertão de Pernambuco, conhecemos algumas meses atrás, mas por causa da pandemia a nossa ida em outras duas aldeias não pode acontecer. Conhecemos Deus, e sabemos que promove encontros e faz conexões. Fazia meses que precisávamos de alguém que realizasse um trabalho, abrindo letreiros aqui no espaço social no Sertão; depois de muita procura, nos indicaram o "Papu", fomos buscá-lo para fazer o trabalho, e já no caminho nos falou e sua origem indígena, falou de suas crenças e dons, de como os espíritos de seus ancestrais se comunicavam com ele...


Como ficaria por uns dois dias conosco, ouvimos e  quando nos sentamos para o almoço, ao agradecermos pelo pão, ele soube que éramos cristãos. Daí citou que seu irmão frequenta uma igreja cristã, e o convidava para ir. Ali surgiu a oportunidade de ministrar ao coração dele, sobre o propósito de Deus para os homens, seguimos explicando as verdade bíblicas enquanto ele ia fazendo sua arte, e já no segundo dia o Papu falou: como pude viver enganado tanto por tanto tempo? Minha mente se abriu, pastor... O Papu, ficou conosco por 3 dias, finalizou o trabalho e antes de voltar ao lar, aceitou à Cristo como salvador, ao demonstrar entender quem são os "encantados", o Ronaldo explicou á luz da Bíblia a origem dos espíritos e suas formas de manifestação nas vidas, ele disse o medo estava sempre presente em sua vida, inclusive impedindo- o de ir atrás de seus objetivos. Ficamos com seu contato e indicamos um comunidade cristã em Inajá para ele fazer um visita. Cremos que como o irmão já tem um contato com o evangelho, certamente será um suporte interessante. Orem por ele, certamente sua oração fará diferença.

                         Sonhos sobre Rodas na estrada 


De 4 -14 de setembro de 2020 estivemos em 5 municípios do Sertão de Alagoas e Pernambuco com exposição de livros, oficinas de leitura, fantoches e contação de histórias.

Os municípios visitados pelo projeto foram Canapi, São José da Tapera, Pão de açúcar – AL e Inajá – PE.

As comunidades rurais visitadas foram: Assentamento Pai Mateus, Clã do ciganos, Povoado Piedade, praça central de Canapi e de São José da Tapera.

             Clã dos ciganos;

             Praça central de Canapi;

             Assentamento Pai Mateus;

             Povoado Piedade;

Visitamos também o município Carneiros, já no estado de Alagoas, como estávamos impedidos de realizar ações aqui nos municípios de Inajá e Manari, que por conta da pandemia, as duas cidade estavam fechadas para atividades culturais e educativas.

Agora em outubro estamos focados em alcançar mais pessoas da zona rural de inajá, e Manari PE foco do Sonhos sobre Rodas. Quando não é possível sair com o Motor home, disponibilizamos os livros para leitura e empréstimo com a iniciativa chamada “Guardiões do livro”.

Por causa da cultura da forte oralidade, que faz parte da cultura nordestina. e o alto índice de analfabetismo, utilizamos muito a contação de histórias nos projetos, atrai a atenção deles e facilita a compreensão.

  Quais os outros desafios da OSC?

            E como posso apoiar?

O nordeste tem grande potencial para captação de energia solar... 

·  Dentre as grandes necessidades aqui do Moxotó, estão a instalação de placas fotovoltaicas para gerar a energia solar conseguir a tão sonhada autonomia de energia para os poços que distribuem água para as pessoas e a manutenção dos pomares. Estamos há anos trabalhando sem poder parar uns dias para um descanso. Os gastos com contas de energia para o bombeamento e distribuição de água para comunidades são mensais, e consistem em nossa maior preocupação financeira.

 O conecta Sertão em Goiânia, está como parceiro nos ajudando divulgar o projeto de captação de energia solar. Acessem: Instagram do Conecta Sertão e Instagram da OSC Pão é Vida

Um outro desafio mais urgente é a construção de um espaço pedagógico para alunos do reforço escolar no sítio Baixa Grande, a sala que utilizávamos era emprestada por um morador da comunidade. O local não oferece condições de distanciamento mínimo. Embora a prefeitura de Inajá alugue este local como anexo de uma escola,  ele não tem sequer banheiro... e tem outro agravante:  quando anoitece os donos do local, guardam as gaiolas com pássaros lá dentro. Um casal do Rio de Janeiro, que tem apoiado causas no Sertão tiveram a ideia de comprar um terreno na comunidade para a construção, por ver a precariedade do espaço

·  

                                                                                  A classe de Reforço escolar que funciona no Sítio Baixa Grande - Inajá PE
Uma boa noticia que soubemos recentemente é que conseguimos participar de uma seleção do M.B.M, onde via OSC Pão é vida\ MBM teremos  custeio para professores \materiais \lanche para o projeto Raio de Luz por 10 meses.

Ronaldo e Joana D´arc saíram do Rio Grande Sul em 2004 e moraram por 3 anos em um motor home, rodando o interior do Nordeste com ações e projetos.

Há 14 anos a instituição fundada por eles e um grupo de amigos em São Paulo, se dedica a desenvolver ações e projetos sociais. O objetivo da OSC Pão é Vida é capacitar para dar autonomia aos sujeitos, e reduzir vulnerabilidades.

O apoio financeiro à OSC Pão é Vida pode ser feito através do BANCO DO BRASIL.  AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 -  Associação Pão é Vida - CNPJ: 08.316521/0001-64


Estamos em missão, se quiseres fazer parte, pode  se voluntariar para ações, orar ou contribuir financeiramente: caixa econômica Federal - Ag: 1038 Conta poupança: 00009210-1 - operação 013 - em nome de Joana D´arc de Medeiros Henzel - CPF. 028.159274-89.


Comentários

  1. Hoje fomos agraciados por conhecer este projeto através das pessoas de Joana e Ronaldo. A fé e a esperança deles seja multiplicadora entre nós

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM AQUI