AÇÕES DE OUTUBRO & NOVEMBRO

Aqui estamos para compartilhar com vocês como foram os últimos dois meses, demoramos um pouco para fazer a publicação, mas aqui estamos! Somos gratos pelo privilégio de servir na  seara do Rei do reis. Somos gratos por tudo que Deus tem realizado nesta terra e pela vida daqueles que nos apoiam.                                                                 
                          A HISTÓRIA DO CESTO VAZIO
Quando a palestina foi repartida, Maltar e sua família ficaram descampados em Jerusalém. Todos os dias, a família lia as promessas do Senhor, como aquelas do Salmo 34. Um dia, Maltar disse: filhos nossa comida acabou no café da manhã. Não temos mais dinheiro algum. Vamos apresentar essa necessidade apenas a Deus, e vou sair com este cesto. Assim eles oraram em torno do cesto vazio. Maltar foi para o banco, mas ainda não havia dinheiro algum na conta. Quando ele se preparava para ir embora, viu um amigo de sua cidade natal que estava na fila. Ele tinha emigrado antes que começasse o período de maior dificuldade, e patrocinara sua ida a Jerusalém.
- Maltar, gritou aquele amigo. – O que você está fazendo aqui?
- Estávamos de férias em nossa casa em Jerusalém e não tivemos como voltar - disse Maltar.
- Então você deve estar passando problemas financeiros.  - Como está administrando a Situação?
- Estou bem.
Quando Maltar saia do banco, o amigo o alcançou.
- Você não pode estar bem, Maltar, tendo 9 crianças para alimentar.
- Em seguida, aquele homem colocou várias cédulas dentro do cesto.
Os filhos estavam o aguardando no portão da casa, ficaram maravilhados quando Maltar retornou com o cesto, cheio de alimentos.  O cesto vazio – patrícia St John, Finding God  Between a  Rock and a hard Place.
O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas. Salmos 34:19.
                               SOBRE SUSTENTO E MISSÃO

Nos últimos 12 anos de jornada pelos rincões do Brasil, contamos com apoio de alguns mantenedores fieis, e outros, que fazem uma ou outra oferta esporádica, porém, não menos importante.  
Ao conversar com as pessoas, é possível perceber em algumas falas, um certo desconhecimento de nossa vivencia no Sertão e como os projetos são mantidos. Embora já tenhamos relatado em outras cartinhas e postagens, vamos citar aqui um pouco de como tem sido nos últimos 2 anos. 
Com a nossa mudança para o Sertão do Moxotó em maio de 2016, passamos a não receber mais oferta da PIB Santa Cruz do Capibaribe. Descobrimos que para viver no Moxotó, e sustentar os projetos sociais, diante da realidade econômica do pais, exigiria de nós, algo mais do que tudo que já fazíamos por aqui.
Temos o apoio de alguns mantenedores pontuais e fieis, mas as ofertas são insuficientes para custear por exemplo, contas de energia do poços que variam de R$ 700,00 a 1.400 reais, dentre outros custos que temos com aqui. Na Bíblia temos o Apóstolo Paulo, Priscila, Áquila que trabalhavam fazendo tendas na cidade de Corinto enquanto evangelizavam. Eles usavam suas habilidades para se auto financiar e abrir portas para a sua missão. (E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. (Atos 18:1-4).  
Não pretendemos fazer uma explanação dos motivos pelos quais eles trabalhavam, em nosso caso, tem sido um modo criativo para suprir necessidade pontuais. 
Conhecemos alguns fabricantes do polo de confecções do Agreste de Pernambuco que nos incentivaram a comprar saldos para vender, fomos à luta. 
Se alguém conhece o trabalho que desenvolvemos e o considera digno de receber algum apoio, estamos aqui; a Bíblia cita que devemos ofertar voluntariamente. No Brasil de hoje, é noticiado cristão que oferta até para reconstrução de terreiro de umbanda,  (nada contra a solidariedade de cada um) mas quando o assunto é sustentar um missionário com dignidade, ainda se percebe divergências e concepções equivocadas no mundo gospel. 
OS MESES DE SETEMBRO & outubro FOI DE TRABALHO &  MOBILIZAÇÃO
No inicio do mês de setembro recebemos a I.B.N.J do Recife, aqui no Sertão, depois viajamos para o sudeste, onde estivemos trabalhando com mobilização de equipes e visitando os parceiros como Vida e fé \ Ebenézer \ Igreja do Ferreira\ comunidade Jd das Palmas\.  Realizamos reuniões de diretoria e conselho da ONG Pão é Vida na sua sede, em São Paulo.
Auditório da diretoria regional de educação do Butantã.
 Somos gratos ao Dr. Rui Silva, diretor da D.R.E pelo convite para falar para os educadores na Diretoria Regional de Educação do Butantã, sobre desenvolvimento local e nossa experiência com plantio e utilização da Moringa Oleífera. nos sentimos honrados! Dias depois, recebemos como presente, das mãos de Sandra Savedra, (educadora) exemplares de minhocas californianas para iniciar um minhocário no Sertão do Moxotó.  
Dia 24 de setembro, fomos participar de uma conferência de Missões na I.B.F.C - Canoas, uma de nossas parceiras de missões no Moxotó. Lá disponibilizamos mudas e sementes de Moringa para os gaúchos conhecerem a planta medicinal. Ministramos dias depois, na Brasa Poa, sempre nos recebem com carinho.
                            OUTUBRO - MÊS DAS CRIANÇAS
Celebramos um culto especial na igreja e também entregando presentes! Faltavam poucos dias para a ação alusiva ao dia das crianças em 2018,  tínhamos mais de 400 crianças cadastradas e pouco mais de 70 brinquedos, como a conta não fechava, estendemos o prazo para arrecadação de brinquedos. Chegou a semana da ação e o quadro era quase o mesmo. Então veio a ideia da Joana, vender mudas de moringa (que ela planta e rega) para comprar brinquedos e assim não deixar de fazer a comemoração pelo dia da criança, no Sertão do Moxotó.  
No sábado foram montamos os kits (chinelos/short\brinquedo, pirulitos e balas) para alegrar os pequeninos do Sertão.
No domingo dia 21 de outubro realizamos a programação com as crianças presentes nas Baixas, entregando do kits e realizando brincadeiras para entrega dos presentes diferenciados. Deus sempre surpreende, no sábado o Dr. Igor foi junto com com Pr. Antônio (Missão Manari) e uma equipe para o sítio cuité, onde doaram brinquedos! Assim, crianças dos sítios Baixa I e II, Cuité, Passagem de pedra e Ribeira, tiveram seu momento de celebração e diversão. 
Agradecemos a cada pessoa que comprou uma mudinha de moringa, para apoiar a compra dos brinquedos que faltavam.

        MUTIRÕES SOLIDÁRIOS FORAM REALIZADOS EM NOVEMBRO.
Tivemos 3 dias consecutivos de atendimento odontológico aqui no consultório da ONG Pão é Vida, o mutirão aconteceu de 14-16 de novembro com 3 dentistas e 2 assistentes. 2 médicas da missão Causas, da Igreja Betânia do Rio de Janeiro também atenderam nas Baixas. 
Foi doado para o espaço de odontologia pela equipe do causas Betânia, um aparelho de raio x e ultrassom (usados), eles foram instalados e funcionaram durante todo o período de atendimento.
Por Ciro Pupin - Causas Betânia).
Como explicar levar uma equipe de odontologia e fazer procedimentos que, se fossem cobrados, custariam mais de 50 mil reais?
Como explicar nossa equipe de psicologia fazer um trabalho de empoderamento para mulheres que tem zero de autoestima? 
Dr. Rowan e sua equipe atendendo aqui na ONG Pão é Vida.
Foram dias especiais para todos nós, e principalmente para os pacientes sem acesso a saúde bucal, (que deveria ser ofertado pelo poder público).
Dr. Juliano e Dr. Ricardo Falcão 
O consultório solidário da ONG Pão é Vida foi o local onde 71 procedimentos cirúrgicos foram realizados pelos dentistas. No Ambulatório, foram 75 consultas médicas com doação de medicamentos. Dias 19-21 de novembro recebemos dois cirurgiões dentistas (Dr. Juliano, Ricardo Falcão e 1 endocrinologista (Aluysio), ambos de Bauru \ São Paulo. Gratos a toda equipe da Igreja rasgando os céus, liderados pelo pastor Willians Silva, A equipe médica foi super atenciosos com os pacientes.
Acesse:  
https://www.facebook.com/joanadarc.medeiros/videos/pcb.1570205336412932/1570204909746308/?type=3&theater

       ALUNOS DO PROJETO RAIO DE LUZ GANHARAM UNIFORMES.
Crianças beneficiadas om projeto raio de luz
No mês de outubro conseguimos a doação de uniformes para o projeto de alfabetização Raio de luz com Marta Xavier, o projeto de reforço escolar acontece 3 vezes por semana. As aulas são gratuitas, com direito à lanche e material didático. A Rita, que psicopedagoga da própria comunidade, é responsável por ministrar as aulas. 
O público alvo do projeto é um grupo de crianças com dificuldade no aprendizado. - A ONG Pão é Vida acredita que o conhecimento é transformador, será através dele que formaremos leitores, inclusive para ler e compreender as escrituras sagradas. O projeto raio de Luz é uma parceria da ONG Pão é Vida com Igreja Missionária do Camorim do RJ, em novembro tivemos atendimento pediátrico para as crianças com a visita da Dra. Carol e do Dr, Rafael, também recebemos a Isabel e Helton Salomão que coordenam a parte pedagógica do projeto, junto à pedagoga Roseli Campista.
       A CADEIRA ODONTOLÓGICA MÓVEL, CHEGOU DA INGLATERRA.
Em 2016 uma reunião com Dr. Dermot na casa da Chris Leitch em Chippenham, Joana e Sara Moura Coyle, falaram do objetivo em solo europeu, e da necessidade de promover saúde bucal em comunidades do Sertão. Ele se dispôs batalhar para conseguir uma cadeira móvel com a Dentaid. 
No Brasil contamos com apoio de Dra. Lady Meire, que desde o inicio nos apoiou, e estava sempre em contato com Dr. Dermot e a Dentaid. Semanas depois de voltarmos ao Brasil, e empresa sinalizou que a doação iria se concretizar. Embora a Dentaid quisesse enviar a cadeira, enfrentamos dificuldade com a burocracia, tão presente em nosso Brasil. 
Os documentos da instituição foram levados até a Anvisa – Recife, tivemos a consultoria de um despachante aduaneiro, contudo, nada garantia a entrada do equipamento em solo brasileiro.
após 3 anos de espera; uma amiga cristã, a Nark Guiomar, trouxe a cadeira ao Brasil. Louvamos a Deus por sua atitude solidária, que encheu meu coração de alegria!
Ela pousou em julho de 2018 no aeroporto de Salvador trazendo a documentação exigida e a cadeira. Foi uma grande alegria receber a notícia de que o equipamento, finalmente estava no Brasil. Deus seja louvado! Não conseguimos estar no aeroporto para retirar, mas conseguimos um lugar seguro para guardar no aeroporto. Somos imensamente gratos a Lady Meire, Nark Guyomar, esposo e filhos, Simeão Jose e Ligia Barros, por fazerem parte da rede de amigos, que possibilitou que o equipamento chegasse em nossas mãos. Agradecemos a ao pessoal da Dentaid no reino unido, por toda paciência. Durante mutirões no espaço de odontologia, os dentistas tiveram a oportunidade de usar pela primeira vez. a cadeira móvel doada pela Dentaid. CONHEÇA A ONG PÃO É VIDA - www.ongpaoevida,blogspot.com
                     
                         MOTIVOS DE GRATIDÃO & ORAÇÃO.
  • Agradecemos a Deus pelos que continuam como parceiros de vida e missão;
  • Gratidão pela chegada da cadeira odontológica doada pela Dentaid para ONG e pela vida de todos os que aqui chegam para somar;
  • De 2012 para cá tivemos menos de 3 horas de chuvas, e precisamos de recursos para manter os poços em funcionamento, eles são vitais para sobrevivência de pessoas, animais e plantas;
  • Gratos pelos irmãos e igrejas que oram ou apoiam o trabalho de expansão do Reino de Deus;
  • por Cidinha, irmã em Cristo, que está internada em tratamento faz mais de 1 ano,  e por Paulo,  um jovem pai, que está em tratamento contra câncer;
  • Orem pelos obreiros da seara do Senhor, acredite, nós precisamos;
  • Ajude interceder pelas pessoas que se batizaram em maio de 2018, estão em processo de discipulado;
Não temos aqui, sinal de telefonia, use o Whatsapp (81)99752 0140 ou E-mail: ronaldo_joanadarc@hotmail.com para falar conosco.
Estamos em missão, em um lugar que nos desafia a cada dia! 
Se desejar orar, se voluntariar em ações ou contribuir financeiramente, sinta-se  a vontade: 
Caixa Econômica Federal- Ag: 1038 – Conta: 00009210-1 - Op. 013 - em nome de Joana D´arc de Medeiros Henzel - C.P.F 028.159274-89.
BLOG DE MISSÕES: http://ronaldoejoana.blogspot.com.br/2018/03/olha-o-relatorio-de-janeiro-e-fevereiro.html 


Comentários