FRAGMENTOS DE AGOSTO E SETEMBRO 2018

                                                         
 Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmos 126:3-6.
                                         É TEMPO DE CELEBRAR!
Chegou o dia de celebrar o 3º ano da congregação no meio do Sertão do Moxotó. Dias 8 e 9 de setembro celebramos ao Senhor, tivemos a realização de batismos. Foram 9 preciosas vidas que deram mais um passo de fé.
O templo foi construído em 2015 com suporte da I.B.F Canoas no RS e outros parceiros. Desde o ano de 2010, temos proclamado a palavra de Deus na zona rural de Inajá e Manari – PE. (Solo arenoso e pedregoso). Aos poucos vemos uma comunidade em transformação. 
Agradecemos a I.B.N.J e ao pastor Hildebrando pela equipe maravilhosa que mais uma vez, veio somar esforços para o avanço do Reino de Deus. Agradecemos também a igreja Batista Sião, que veio junto conhecer o trabalho missionário.

Culto de celebração do 3º ano da igreja em Oásis 
9 pessoas se batizaram  no dia 8 de setembro de 2018, sendo duas alcançadas em Santa Cruz anos, atrás, e 7 no Sertão do Moxotó.
Durante todo o mês de agosto realizamos os cultos no templo e nas casas, sendo que no último final de semana fomo até a serra Vermelha e a Faveira, onde tivemos uma ótima frequência nos grupos de estudo bíblico.  Uma das adolescentes que participa dos estudos, e ganhou uma bíblia meses atrás, nos surpreendeu ao recitar espontaneamente o salmo 23. Deus está agindo nos corações.
                                     JUNHO & JULHO 2018.
Nos meses de junho\ julho \agosto foram realizados mais de 100 diferentes procedimentos no consultório da ONG Pão é Vida – Sertão. Todos gratuitos e realizados por dentistas voluntários. Nossos desafios são constantes, um exemplo prático, é o material clínico para os procedimentos, que é comprado e tem um custo elevado para nossa realidade.  
Muitas pessoas não fazem ideia do esforço empreendido para que tenhamos todo material necessário. Não podemos deixar de agradecer aos dentistas que estiveram aqui nesse período: Jéssica, (Pindamonhangaba)  Igor, (Vitória) Ricardo e Lady  (Goiana) por vir se doar aqui.  Aliviar a dor e devolver um sorriso saudável aos pacientes tem sido a missão deles.
Dra Jéssica devolvendo sorrisos no consultório odontológico.
Os meses de junho e julho foram marcados pela presença de irmãos  de igrejas parcerias de missões, dentre eles Sara e Courtney, e também uma equipe da Igreja Ebenézer de São Paulo. 
Galera de São Paulo - Ebenezer e Jd das Palmas
Do Rio Grande do Sul, vieram a Eronita (pedagoga) e Kelly, (bailarina e coreografa) ambas doaram suas férias em missões. 
O penúltimo final de semana de junho é marcado por festas juninas, muitos aproveitaram visitar parentes, viajar ou descansar. Não foi assim para nós que fazemos a ONG Pão é Vida.  Tivemos um fim de semana de atendimento no consultório odontológico do Sertão. Dezenas de pacientes (adultos e crianças) forma atendidos por Dr. Ricardo e Dra. Lady, metade deles fizeram mais de 1 procedimento, (restauração + extração).
Embora o programa Brasil Sorridente do governo federal divulgue em seu portal que 70,6 milhões de brasileiros tem acesso a saúde bucal. Os habitantes do Sertão do Moxotó reclamam que  é inútil ir ao PSF, sempre voltam sem atendimento. (são informados não haver material para os procedimentos básicos). É impossível dar conta da demanda que é grande, compreendemos que ela é responsabilidade do poder público. (Possui verbas para efetivar as políticas públicas) 
Em muitas situações somos nós voluntários, que nós quem juntamos para custear os projetos. Recentemente precisamos de um compressor maior e construir um espaço de alvenaria para abriga-lo. Foi a união de pessoas amigas que tornou possível a compra. 
Depois, tínhamos que instalar, quando o técnico veio fazer o serviço. Após terminar toda instalação, se comoveu de ver o esforço de todos nós, e deixou o serviço por um valor simbólico. Ele se deslocou do Recife até o Sertão, exclusivamente para fazer a instalação do compressor novo e um reparo na cadeira odontológica. 
Somos gratos a cada um daqueles que se recusa ficar inerte, mesmo tendo suas prioridades. 
Há quase 3 anos que Dra. Lady e Dr. Ricardo Borges disseram: - Joana, estamos juntos nisso, vamos tirar o projeto do papel e levar saúde bucal aos sertanejos. 

Na sexta feira dia 22 de julho, eles enfrentaram péssimas estradas para chegar até o Sertão do Moxotó. Eles possuem um carro bom, mas quem quer usar seu carro em estradas horríveis para ser voluntário? Poucos, bem poucos! Não é sempre que profissionais da área de saúde, rodam 860 KM para fazer diferença na vida de alguém. A ação poderia ter sido com dentistas que moram em cidades mais próximas? Sim, poderia, mas empolgação, é muito diferente de comprometimento.
Eles nunca se recusaram vir por ser longe, ou ter um péssimo acesso. Quando coloquei no papel o projeto para o Moxotó, até imaginava as pessoas se mobilizando para adentrar os sertões e abençoar vidas. Mas, quem era eu? Porque alguém se importaria com aquilo eu me importava? Nos últimos 12 anos, enquanto expectadores ficaram observando, vieram os realizadores e fizeram diferença na vida das pessoas. São eles, paulistanos, gaúchos, Pernambucanos, catarinenses, alemães, americanos. Médicos, dentistas, professores, empresários, arquitetos, dentistas, pastores, levitas, treinadores, coachies, psicólogos, assistentes sociais. Gratidão à Deus, e Ele quem traz cada pessoa até o Sertão do Moxotó. 

Todo material clínico precisa ser comprado, tem sido custeado pela ONG Pão é Vida, precisamos de parceiros que adotem o projeto.
Graças ao apoio de um cristão do Rio de Janeiro, O Ciro Puppin, estamos colocando o gesso no espaço de odontologia, precisamos climatizar o ambiente, não é luxo. Na maior parte do tempo a temperatura beira os 40 graus, atender nestas condições é desafiador.
         DESEJA APOIAR A EXPANSÃO DO REINO DE DEUS NO SERTÃO?
Não temos sinal de telefonia na zoba rural use o Whatsapp (81) 997520 140 ou E-mail: ronaldo_joanadarc@hotmail.com para falar conosco.
Estamos em missão, em um lugar que nos desafia a cada dia! Se desejar orar, se voluntariar em ações ou contribuir financeiramente, aí estão nossos dados. Caixa Econômica Federal- Ag: 1038 – Conta poupança: 00009210-1 - Op. 013 - Joana D´arc de Medeiros Henzel - C.P.F. 028.159274-89.

Comentários