SOBRE VIDA & MISSÃO - MARÇO \ ABRIL 2018

                        Missionary lifes – Sertão do Moxotó 
Para todo missionário que se preza existe um deserto que o acompanha e um Oásis (Deus) que o sustenta. Gilberto A. Begiato.
Recebemos uma doação de Bíblias através da vida de irmão Isaac, temos doado para quem sabe ler, geralmente adolescentes.
Sempre que escrevemos para relatar sobre o trabalho, pensamos em cada um que nos apoia. Sabemos que alguns não dispõe de muito tempo livre, nos esforçamos para ser breves, pois desejamos que leiam com carinho. Enquanto muitos buscam promoção pessoal, seguidores, plateia, há quem leve a missão a sério. Alguns dias atrás, olhava o Pr. Ronaldo ministrando, é notório o quanto Deus usa sua vida, sou privilegiada de completar 20 anos ao lado dele. Eu o vejo fazendo discípulos para Cristo e trabalhando arduamente, ainda que, com algumas limitações físicas. Já ministrou em igrejas e congressos, no Brasil e até fora dele. Certa vez ele ministrava na capital do RN onde havia mais de 3.000 pessoas reunidas, ministrou com a mesma alegria e empolgação, que ministra para uma pessoa, sentada numa calçada qualquer, ou em baixo de uma árvore.
Os cultos dominicais tem sido assim, as pessoas estão vindo de longe ouvir  a palavra
                                  UMA PALAVRA AOS MANTENEDORES
Muitos de nossos amigos e irmãos sabem que estamos vivendo no Semiárido nordestino há mais de 12 anos, antes de iniciar a jornada missionária, vivíamos em Pelotas RS – Atualmente, moramos em Inajá, divisa com Manari PE.  Nosso foco é a formação de discípulos e o desenvolvimento de projetos relevantes nas comunidades. (um misto de quilombolas com indígenas, onde seguramente, afirmo que cerca de 98% são analfabetos).
Nos últimos tempos tivemos diminuição no quadro de mantenedores, talvez em função da situação econômica da nação ou não. Seja pela razão que for, entendemos que a vida é feita de ciclos, cabe a nós nos adaptarmos as mudanças e desafios postos. Agradecemos aos que apoiam. Solicitamos aqueles que ainda não o fazem,  sejam pessoas ou igrejas, que por favor, nos envie o comprovante. Hoje, temos tecnologia que facilita este processo. Se não houver possibilidade de continuar contribuindo, nos comunique.  Nos últimos tempos,  parte da igreja brasileira, se tornou ainda mais centrípeta. Há uma quantidade considerável de missionários fazendo tendas, por não receber apoio financeiro que lhes permita implantar ou manter projetos de alcance de vidas. 
Se desejarem nos fazer uma visita, nos colocamos a disposição para recebe-los aqui, será uma oportunidade de ver in loco, com os próprios olhos o andamento dos trabalhos. Para quem ainda não conhece o campo sertanejo, pode ser uma oportunidade de vivenciar missões em áreas remotas. Deixaremos aqui nossos contatos para sanar alguma dúvida. Não temos sinal de telefonia na zona rural use o Whatsapp (81) 997520 140 ou E-mail: ronaldo_joanadarc@hotmail.com para falar conosco.
THE START - PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO
Com apoio de cristãos da igreja Batista do Camurim - Rio de janeiro, que conhecemos através do Elton e Isabel, decidimos dar início ao projeto de alfabetização para crianças.
Dia 10 de abril foi o start do projeto de alfabetização na Baixa II - zona rural de Inajá, com aulas 3 vezes por semana. O projeto é totalmente gratuito e dá direito à lanche e material didático. A Rita, pedagoga da comunidade é responsável por ministrar as aulas.
Recebemos doação d Kits´s da igreja Rasgando céus - RJ
Já realizávamos atividades pedagógicas com as crianças, pois não havia investimento financeiro para custear o trabalho de uma pedagoga. Inicialmente, o alvo do projeto era atender entre 12 -16 crianças, mas no dia combinado para iniciarmos, vieram 40 crianças. Foi feita a triagem e hoje temos 19 crianças matriculadas.

    GRUPOS DE DISCIPULADO 
É o IDE precisa ser levado a sério, estamos semeando em corações com alguns dos tipos de solos, citados na parábola do semeador.
Os sítios: Passagem de Pedras e Faveira, no município de Inajá e Serra vermelha no município de Manari. O grupo de homens e de adolescentes são realizados semanalmente no sítio Baixa II.
Aos domingos 8;30hs temos o culto público no templo evangélico, também, no sítio Baixa II, estamos trabalhando para apressar o retorno do Rei Jesus e você pode fazer parte desta missão.


      MOTIVOS DE GRATIDÃO & SAIBA POR QUE INTERCEDER
  • Agradecemos a Deus pelos que continuam como parceiros de vida e missão;
  • Gratos pelas orações do irmãos e igrejas;
  • Os exames do Ronaldo foram avaliados em Caruaru, é o médico disse que se for fazer cirurgia teria que colocar metal na região afetada, por isso, sugeriu, que ele tente esperar;
  •  Meu pai (Geraldo Dantas, está com anemia hemólica) e com a ferritina alta;
  • Pedimos oração por 2 viúvas, 1 delas, começou a participar estudos bíblicos, após seu marido ser assassinado. (As duas tem filhos pequenos);
  • Para que tenhamos mais chuvas, que encham os rios, ainda não choveu bem por aqui;
  •  Pelas crianças do Sertão, que seus pais tenham comprometimento com a educação deles;
  • Participei de uma capacitação em Parnamirim, agora final de abril. para alfabetizar usando a Bíblia, orem para que eu consiga êxito. Fui bem recebida lá e pude conhecer um casal missionário que já admirava, a Ana e o Dalton.
  • Pedimos orações pela chegada de irmão Aires em junho, virá da I.B.F Canoas para ministrar uma capacitação na área de panificação. Teremos aqui na ONG, o cantinho do pão. Louvamos a Deus pelos caminhoneiros de Cristo que trouxeram de RS, o forninho e a amassadeira. 
  •  Orem pelos demais obreiros da seara do Senhor, acredite, eles precisam.
Não temos sinal de telefonia na zoba rural use o Whatsapp (81) 997520 140 ou E-mail: ronaldo_joanadarc@hotmail.com para falar conosco.
Estamos em missão, em um lugar que nos desafia a cada dia! Se desejar orar, se voluntariar em ações ou contribuir financeiramente, aí estão nossos dados. Caixa Econômica Federal- Ag: 1038 – Conta poupança: 00009210-1 - Op. 013 - Joana D´arc de Medeiros Henzel - C.P.F. 028.159274-89.
   OUTROS PROJETOS & PROGRAMAS QUE VOCÊ PODE APOIAR:


CADA QUINTAL UM POMAR – Doação de mudas para famílias
Oferta gratuitamente mudas e sementes de árvores frutíferas e nativas, pensando na contenção do processo de degradação e também como um caminho para segurança alimentar.
A ideia é que cada família plante árvores nativas e frutíferas em seu quintal (já possuem terras). Este é um dos objetivos do programa cada quintal um pomar, pensado e implementado pela ONG Pão é Vida.
Um dos passos mais importantes para o avanço do projeto, foi um viveiro de mudas no sertão de Inajá – PE, onde produzimos e doamos mudas para as famílias carentes. (Inclusive, mudas de Moringa Oleífera, conhecida como por ser comestível e possuir grande quantidade de nutrientes).
OÁSIS DO MOXOTÓ – Oferta de água limpa gratuita no Sertão.
A ONG Pão é Vida e parceiros foram responsáveis por perfurar os primeiros 6 poços nos sítios mais carentes do município de Inajá, divisa com Manari, município que por 10 anos, foi o pior I.D.H do Brasil, foi, não é mais, agora é o pior de Pernambuco)Os poços perfurados com apoio de parceiros, tem entre 120 mm a 170 mm, precisamos pagar mensalmente contas de energia,  que variam de 600 a R$ 1,200. Por causa da irrigação e oferta de água limpa, os poços proporcionam uma melhor qualidade de vida para centenas de famílias. Houve diminuição da mortalidade infantil.... A água é essencial, todos sabem, e aqui ela é usada também no combate à desertificação com plantio de árvores nativas e frutíferas.  (Atuamos numa área de caatinga, em processo de desertificação).
 

Quando conhecemos a região em 2010, vimos que a água que consumiam era cor de caramelo (lama). Anos depois, graças à uma parceria da ONG Pão é Vida com a iniciativa privada, a realidade mudou. Unidos com a ONG Pão é Vida - Rexan - Rota do Mar, possibilitaram perfuração de um poço e a construção de uma rede que distribui água limpa gratuita, para todas as famílias do sítio Baixa Grande - Zona rural de Inajá - PE.
Hoje as cisternas das famílias, outrora vazias, são abastecidas. Antes, eles tinham a cisterna, fruto do programa um milhão de cisternas, mas viviam secas, por omissão do poder público. (Atuamos numa área degradada).
 Assista abaixo no You tube um dos vídeos do projeto Oásis do Moxotó.
CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO - A implantação de um consultório odontológico, montado pela ONG Pão é Vida no Sertão do Moxotó (Sítio Baixa II), em Pernambuco, atende gratuitamente pacientes, a iniciativa visa levar saúde bucal aos moradores da região em estado de vulnerabilidade social. 317 procedimentos já foram realizados no consultório, inclusive 3 tratamentos de canal, realizado por Dr. Galvão.
{...} Idealizado pelo casal de missionários Joana D’arc e Ronaldo Henzel em 2015, o projeto do consultório odontológico enfrentou uma série de dificuldades, desde a adequação do espaço para a instalação de equipamentos {...} Outro fato que chama a atenção na história do consultório é a distância percorrida, entre o Sertão de Moxotó e o município de Goiana, pelos cirurgiões Ricardo Borges e Lady Meire e seus assistentes Kevin Franco e Ana Cleide: 561 quilômetros só de ida.
 “Embora a distância seja um desafio constante a ser vencido, não poderia ficar indiferente a uma iniciativa tão humana e tão comprometida com o bem-estar do próximo como esta da Pão é Vida. Sinto-me privilegiado em fazer parte desse projeto, ” ressaltou o dentista voluntário e sócio administrador da Dental.com, Ricardo. (Blog Bruno Muniz).
Fontes: https://nodetalhe.com.br/ong-pao-e-vida-implanta-consultorio-odontologico-no-sertao-de-pernambuco/
Blog da ONG Pão é Vida: www.ongpaoevida,blogspot.com
Blog pessoal:http://ronaldoejoana.blogspot.com.br/2018/03/olha-o-relatorio-de-janeiro-e-fevereiro.html
FACEBOOK:https://www.facebook.com/ongpaoevida/

                             OUTRAS FOTOS DO  SERTÃO DO MOXOTÓ - PE
Reino sépia
É o Senhor que faz crescer o pasto para o gado,
e as plantas que o homem cultiva,
para da terra tirar o alimento: o vinho, que alegra o coração do homem;
o azeite, que lhe faz brilhar o rosto,
e o pão, que sustenta o seu vigor. 
(Salmos 104:14-15)








Comentários

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM AQUI