BOAS NOTICIAS DE UMA TERRA DISTANTE

Desejamos que 2014 seja de paz, alegria e conquistas, e que missões seja o alvo do teu coração, assim apressamos o retorno do Rei dos Reis.

       1ª CEIA E CULTO NATALINO NO MEIO DO SERTÃO EM DEZEMBRO DE 2013

Dia 21 de dezembro foi realizada a 1ª ceia de Natal no Sitio Baixas onde a ONG Pão é Vida unida aos voluntários & parceiros proporcionaram para cerca de 370 pessoas uma linda ceia de Natal. A ceia estava marcada para as 18h, mas, por volta de 15h já havia chegado às primeiras famílias que vieram de sítios longínquos...
As famílias de diversos sítios foram convidadas para vir participar da programação preparada especialmente para os moradores da região, como em muitos sítios não há estradas, essas famílias andam horas no lombo dos animais ou a pé para chegar até  o sítio Baixas. É nesse local que está localizada um galpão da instituição que tem sede na cidade de São Paulo e atua no Sertão e há 8 anos atua com ações e projetos voltados para a inclusão social  e mudança de vida pelo poder do evangelho.
Tudo foi preparado a partir da mobilização realizada junto aos parceiros e voluntários que rodaram mais de 600 km e enfrentando parte do  trecho em estradas esburacadas para fazer preparar alimentos, limpar e decorar o espaço da festa.
Por vezes pensamos que vamos abençoar alguém  usando nosso tempo, forças e recursos, então descobrimos que fomos nós os abençoados por promover sorrisos que brotam sem esforço, e perceber que fazer o bem, nos faz bem! Juntos nós fizemos o que não poderíamos fazer sozinhos!
Iniciamos a jornada ás 4h da madrugada saindo de Santa Cruz do Capibaribe rumo ao Sertão do Moxotó, todos nós felizes por saber que a havia chovido no Sertão 2 dias antes, durante o percurso da estrada de terra, o caminhão com doações atolou, paramos tudo e fomos ajudar.
Mais tarde quando já estávamos na ONG chegou à notícia de que o caminhão do grupo Ação Solidária que havia saído do Recife e tinha ido entregar cestas de alimentos e  convidar pessoas do sitio lagoa da entrada havia atolado também...  Esse caminhão trazia panetones para a ceia das famílias. Eles só conseguiram chegar no final da  tarde, mas, apesar de estarem bem cansados, ainda deu tempo de nos ajudar. O caminhão foi descarregado na base da ONG e saiu para a cidade do Recife com o motorista  e o seu ajudante.

Cerca de meia hora depois que saíram chegou a notícia de que caminhão estava atolado na estrada e precisava da ajuda de um trator, resumindo, isso durou até meia noite, quando o tratorista havia desistido e o pessimismo tomado conta de quase todos que estavam exaustos, resolveram fazer uma última tentativa e finalmente conseguiram tirar a caminhão do atoleiro sem que ele tombasse na lama. Vitória! Nada disso tirou o brilho da ceia de Natal que aconteceu com musica, alegria, orações de gratidão à Deus e muitas surpresas!

A parte mais emocionante para as crianças foi ver o momento de acender as luzes da árvore que eles ajudaram a montar... Para nós foi ver as crianças cantar uma música que ensaiaram com  a professora Rita.  Após a ceia todas receberam os presentes  que foram doados pelos parceiros da Ação solidaria no Sertão, que é um grupo de pessoas que fizeram contato com a ONG Pão é Vida no inicio do ano passado para realizar a 1ª de muitas viagens que já fizeram ao Sertão.
Na manhã do dia 22 de dezembro a equipe da Ação solidaria e da ONG Pão é Vida levaram doações para o povoado “Caraibeiro”, distante uns 25 km da base da ONG, desta vez fomos no caminhão da empresa Cheiro de pano que mais uma vez nos foi cedido para ir ao Sertão, sempre brincamos que os caminhões da Rota do Mar e Cheiro de pano já foram tantas vezes ao Sertão que sabem ir até sem o motorista! Orem por essas empresas tão solidarias a nossas ações.
A ONG Pão é Vida agradece a todos os parceiros, amigos e irmãos que fizeram parte dessa ação e que em 2013 estiveram ao nosso lado. Deus os recompense, queridos!
                      
                     A LUZ COMEÇA BRILHAR E AS TREVAS A SE DISSIPAR


A parceria com o ministério Conexão ide tem permanecido através da disposição do  Saulo Alvarenga que está realizando ações evangelísticas nos sítios de Inajá e dado reforço escolar para as crianças no Sitio Baixas, e tem incentivado os adultos para a alfabetização, pelo menos 99% não sabem ler nem escrever. Temos ajudado o Saulo com uma oferta mensal para seus gastos pessoais... O nosso alvo vai mais além, queremos ver nascer uma igreja rural forte na comunidade que seja um referencial de Deus. Os cultos acontecem 2 vezes por semana no galpão construído para apoiar as ações na comunidade.
Faleceu um mulher  no Sertão no mês de novembro, ela era a 2º líder do toré (xangó) na comunidade em que vivia. O fato ocorreu depois de uma noite em que saímos para evangelizar no Sertão e, ao visitar famílias em um local onde reina as invocações as entidades... Ronaldo falava de Jesus ao ar livre, a luz da lua, quando após o evangelismo orávamos para que Deus libertasse aquele lugar da influencia do mal... Ouvimos um forte barulho, era alguém que havia parado uma moto numa casa mais a frente,  e dava longas gargalhadas, zombando de Deus? Talvez ...
Naquela noite voltamos para a ONG louvando a Deus pelo caminho, e agradecendo pela vida do sertanejo de uns 54 anos que ouvira a mensagem da cruz.
Na manhã seguinte, recebemos a noticia que uma senhora tinha morrido durante a madrugada, os parentes disseram que ela já estava doente fazia alguns meses.
Ficamos tristes porque ela ouviu a palavra de Deus durante o tempo que realizamos os cultos, porém, não tomou uma decisão... Um dia em especial quando a vimos lá fora sem querer entrar para o culto, eu falei sobre Jesus Cristo para ela, porém ela pegou a sua doação de alimentos e foi embora.

                             NOVA VIDA & VISÃO ABENÇOANDO VIDAS!

Nova vida & Visão é um projeto que atua em parceria com a óticas  e nesse ano está sendo com Inovação e Zaiss, que oferta gratuitamente consultas oftalmológicas e óculos para crianças carentes. O projeto já existia anteriormente com as consultas, mas, foi aprimorado a partir da possibilidade das crianças beneficiadas receberem também armação e lentes.
Em novembro de 2013 mais 4 crianças foram beneficiadas, com o projeto Nova Vida & Visão. Agradecemos a Carla e Lena que são proprietárias das óticas Zaiss e Inovação.
O Sertão sempre povoou o imaginário das pessoas, principalmente pela luta de sua brava gente que sempre sofreu com os efeitos das estiagens e com a falta de políticas públicas emancipatórias.

                MAIS UM POÇO PROFUNDO FOI PERFURADO NO SERTÃO POR PARCEIROS 

A emancipação dos sertanejos só será possível com educação de qualidade e oportunidade de mudança de vida. Os anos de 2011, 2012 e 2013 foram anos em que a seca dizimou rebanhos no Sertão, diante de uma realidade tão triste a ONG Pão é Vida lançou um desafio que foi aceito por parceiros que possibilitaram a perfuração de 2 poços profundos (120 e 170M). Em breve mais 1 poço será perfurado possibilitando acesso á  água para outras famílias na zona rural de Inajá.
Em 2012 Dilma Rousseff fez o lançamento do “mais Irrigação”, programa que promete reverter a chamada "indústria da seca". Se desenvolver o Semiárido fosse prioridade não seria preciso 40 anos para isso, pois somos um país rico com tecnologia para fazer do Sertão o “maior pomar do mundo”.

                     CINEMA NA COMUNIDADE NO SITIO SITUAÇÃO

Dia 26 de outubro fomos pegar nosso Motor Home para exibir filmes numa comunidade rural chamada Situação, Nosso ônibus fica ao lado de um posto de combustíveis a céu aberto, pois não dispomos de um local para guarda-lo. Atualmente ele é usado nas ações itinerantes como o mutirão solidário e o cinema na comunidade, para nossa surpresa haviam roubado a tampa do radiador, quebraram outras partes e secaram um dos pneus... Isso não impediu a ação de acontecer, fizemos a atividade de evangelização.
“O Cinema na comunidade” foi realizado no sítio situação dia 26 de outubro de 2013. Após o filme oramos pelas famílias e, seu Adelmo (até o inicio do ano  passado não queria ouvir falar em crente) agora foi nosso anfitrião, após o filme agradeceu pela ação na sua comunidade

                 COMO POSSO AJUDAR NO AVANÇO DESSES PROJETOS?
Não contamos com ajuda financeira governamental, as ações de inclusão social são realizadas com doações voluntárias de pessoas físicas e ou jurídicas.
Há 2 maneiras de ajudar no avanço desses projetos, ser voluntário nas atividades realizadas, ou como parceiro associado, alguém que contribui financeiramente.
ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA - CNPJ: 08.316521/0001-64 - AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 - BANCO DO BRASIL.
SEDE: Rua: Diógenes Taborda 16, Casa II - J. Eledy - CEP: 058.56-030 São Paulo / SP
Email: paoevida@paoevida.org ou fale conosco pelos fones: claro  (81) 9278 9315  - tim  (81) 97520140.
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – Rua. Vereador Severino Ribeiro da Silva. 94  Bairro: Novo em Santa Cruz do Capibaribe - PE - FONE TIM: (81) 9752 0140
INAJÁ – Núcleo comunitário no sítio Baixas, onde desenvolvemos ações com as comunidades.
Nosso site: ww.paoevida.org e o nosso twitter : http://twitter.com/#!/ongpaoevida

O CASAL FUNDADOR DA ONG DEIXOU O RIO GRANDE DO SUL NO 2004 ONDE TINHAM 2 EMPRESAS EM PELOTAS, E PASSARAM A MORAR EM UM MOTOR HOME, ASSIM  NASCIA A ONG PÃO É VIDA - BASEADA EM JOÃO 6:35 ONDE JESUS DECLARA SER O PÃO DA VIDA.
3 ANOS RODANDO PELO INTERIOR DO NORDESTE FIZERAM AMIGOS, AJUDARAM PLANTAR IGREJAS E ESTÃO AJUDANDO CUMPRIR A GRANDE COMISSÃO.
SE DESEJAR ENVIAR UMA OFERTA VOLUNTÁRIA PARA O CASAL, PODERÁ FAZER DEPOSITANDO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: CONTA 9210-1 - AGENCIA: 0238 - OPERAÇÃO: 013 EM NOME DE JOANA D`ARC HENZEL CPF: 02815927489.

                O VÍDEO ABAIXO CONTA UM POUCO DESSA HISTÓRIA

Comentários