EVANGÉLICOS - O que se espera deles?

O que vem a sua cabeça quando ouve o termo evangélico? Lembra alguém sensato, amável, honesto, confiável, bom sujeito que paga suas contas? Se sua resposta for não, é plenamente compreensível, pois ser evangélico na atualidade virou moda, e está se tornando também motivo de piada! E é bom que fique registrado aqui, Deus não é o culpado disso! Ser evangélico deveria ser dito de alguém que vive segundo e Evangelho, mas, não é assim que o evangélico tem sido conceituado nos dias atuais.
É visível a escassez de pessoas que estudam de modo consistente a palavra de Deus para produzir uma prática congruente com os princípios bíblicos. Muitas igrejas estão produzindo evangélicos, e não discípulos do Cristo vivo. Isso lembra a trajetória do caminho de Emaús registrada em Lucas cap. 24 do verso 13 em diante; quando, após a crucificação, um grupo de seguidores de Jesus iam pelo caminho conversando, estavam preocupados com suas expectativas postas na pessoa de Cristo, Eles desejavam que Jesus os libertasse do domínio Romano, Jesus frustra suas expectativas, pois além de morrer numa cruz, já era o 3º dia e Jesus ainda não ter ressuscitado...
Enquanto caminhavam discorrendo dos últimos acontecimentos, o mesmo Jesus com quem conviveram no cotidiano, (agora ressuscitado) caminha ao lado deles e não é reconhecido por eles. A Bíblia diz que seus olhos estavam como que “fechados”. O que impediu aqueles seguidores de reconhecer Jesus?
Não é diferente em nossos dias, onde muitos “evangélicos” se comportam da mesma forma, proclamam-se discípulos de Cristo, mas, o que se vê são olhos que não reconhecem Jesus como o ressuscitado, assim, prevalece o modismo unido a um forte sincretismo religioso que escraviza quem deveria ser livre! Muitos são evangélicos, contudo, não querem se tornar seguidores do Cristo vivo... Jesus nos convida a falar das grandezas de Deus, reconciliar pessoas, falar como Ele falou, andar como Ele andou ... Que desafio para evangélicos da sociedade hodierna!
Na atualidade líderes aceitam o inaceitável, e o faz para ter “um rebanho grande”, seria esse rebanho de ovelhas ou bodes? A linha da insensatez humana no meio “gospel” vai da nudez artística ao fã-clube gospel! Fatos assim causam estranheza em pessoas que observam os evangélicos, talvez em o façam em busca de um referencial para suas vidas. Pense nisso, e seja mais que evangélico, seja um discípulo.
Jesus disse em João 10 27- 29 que suas ovelhas ouvem sua voz, elas conhecem seu Pastor, ovelhas não deixam a segurança da companhia do pastor para se aventurar sozinhas... Ovelhas obedecem à voz do seu Pastor, Jesus disse que nos últimos tempos o amor de quase todos esfriaria... (24:12). Isto não é sentença, é sim um alerta para que os cristãos, os verdadeiros seguidores de Cristo, que devem vigiar e orar, pois os dias são maus.
Ser “evangélico” ou ser um discípulo? Procure saber a diferença. Existem muitas, acredite!
O convite? Não a ordem foi dada por Jesus em sua palavra: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19-20.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:10-14.

Comentários