NOTÍCIAS DO SERTÃO - DE JUNHO \ JULHO 2019

Que a graça de Deus seja sobre cada um de vocês, aqui estamos para relatar um pouco sobre os últimos meses e dizer que gratos somos pelos que se importam com missões e com as vidas em missão.
Você apoia algum projeto social ou missionário que tem relevância, e impacta comunidades positivamente? Parabéns! A Bíblia cita que: se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. Isaías 58:10-12.
Continuamos a missão de expandir o Reino de Deus e viver aqui no Sertão, e quem pisa aqui sabe que Deus tem feito grandes coisas, e que temos trabalhado muito para a transformação de vidas, e da comunidade.
Os desafios aqui são macros, há quem diga que sobreviver aqui é "tirar leite de pedra". além de sobreviver, lutamos para desenvolver a comunidade.
Há dias áureos e dias em que você se sente impotente e cansado, daí a solução é orar, é o que fazemos, olhamos para o alto, e nos erguemos na força do Senhor.
Chega o dia que você abre mão daquela "pilha de anotações: e-mails, lembretes, e até folders de eventos, com os quais gastou tempo e dinheiro, pois diziam que era "o tudo, "a "transformação", "o case do sucesso,"...
Não era nada disso, era apenas névoa, e névoa, logo se dissipa...
Sabe aquele "conte comigo" para impressionar uma plateia, que também que virou névoa, quando a plateia se foi? "Promessas não cumpridas", "rede nunca tecida"...
Quem nunca fez questão de prometer nada, é quem te surpreende! Reflita, e vai lembrar de alguns momentos em que, uma carta, uma visita surpresa, mensagem ou suporte, veio de alguém que nunca te prometeu nada. Cultive gratidão pelo que deu certo, agregou, somou. O que não rolou, não vingou e ainda gerou uma pilha de papel, ocupando espaço. Desapega, libera, dê destino... Aqui, a pilha de papel foi direto para a caixa da compostagem, e em breve, servirá de adubo para uma árvore.
                               NA VASTIDÃO DO REINO SÉPIA ...
O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos. (Simone Beauvoir).
 Na vastidão do Reino sépia é assim, o acesso é de terra, e feito pela própria comunidade. Os moradores insistem em cobrar da gestão municipal a abertura da estrada, mas as máquinas nunca vieram nas Baixas. Quando faltam poucos meses para as eleições, os habitantes ouvem mais promessas, e assim as décadas passam. 
E neste ambiente que temos reunidos pessoas embaixo de arvores, casas ou no templo, para dizer que somente Jesus, é única resposta! Que devemos orar pelos gestores para que haja transformação de vidas que retundem em mudanças positivas para as comunidades. Sem isso, pouco se pode fazer.
Dia 15 de setembro será o 4º ano da construção do templo aqui do Moxotó, fruto de parceria missionária com a Igreja Batista Filadélfia – Canoas e outros amados irmãos. Um dos avanços deste ano foi ter um violão sendo tocado no templo pela primeira vez, por um dos rapazes alcançados anos atrás, outro avanço é ver crianças louvando a Deus e fazendo coreografia na igreja.
Em julho recebemos um grupo de irmãos do Rio Grande do Sul, da I.B.F.C que doaram suas férias para vir ao Sertão, apoiar nosso trabalho. Durante dos 10 dias que os irmãos estiveram aqui muitas atividades foram realizadas. Curso de panificação, aulas de Ballet e violão e tivemos a avaliação pedagógica das 50 crianças do reforço escolar. (O Raio de luz que é uma estratégia pedagógica para alfabetização que oferta aulas gratuitas 3\4 vezes por semana em 3 diferentes sítios.  
Reforço escolar - Classe da Baixa Grande

  TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES.
Ver as crianças gordinhas e felizes, é uma dádiva! Nem sempre foi assim no Moxotó. 10 anos atrás, muitas das crianças eram quietas e magras, usavam roupas sujas, não havia água limpa para lavar as roupas. 
Hoje,  além de água e roupas limpas, 52 crianças estão inseridas em um programa de letramento como estrategia de alfabetização, tendo em vista a precariedade do ensino público.

              SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR -  MORINGA OLEIFERA.

Temos investido e difundido o plantio de Moringa Oleífera, por entender que ela mata fome de pessoas e animais. A USP\Embrapa\FAO são algumas das fontes onde temos estudado sobre seus benefícios.
A FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, diz que as folhas da planta "são ricas em proteínas, vitaminas A, B e C, e minerais, muito recomendados para mulheres grávidas ou em período de amamentação, e ainda para crianças pequenas".
As folhas, com alto conteúdo de cálcio e ferro, podem substituir o espinafre, acrescenta o Icraf. Também contêm altas doses de cistina e metionina, aminoácidos que funcionam como antioxidantes naturais para o corpo humano, e são encontrados em alimentos como ovos, carnes, produtos lácteos e cereais integrais. Fonte: https://www.bbc.com/portugu…/noticias/…/01/160119_moringa_r.                                                       
                                           SONHOS SOBRE RODAS.
O nosso velho motor home será repaginado e estará abrigando o projeto: Sonhos sobre Rodas, que será vinculado a ONG Pão é Vida venceu quase 2.000 projetos foi 1 dos 50 selecionado pelo edital do Movimento Bem maior. 
Durante anos fizemos oficinas de leitura em escolas e comunidades sem apoio algum de movimentos ou governos. 
Agora a proposta usar parte do espaço do motor home como uma biblioteca móvel para atender comunidades.
Não podemos deixar de registrar nossa gratidão a Deus e a equipe engajada que se uniu a Dr. Rafael e Carol, para divulgar, orar e lutar pelo projeto.

A ONG Pão é Vida é um das 50 selecionadas!
Por Felipe Pacheco, (publicitário e esposo da Marjorie, que escreveu para o projeto: sonhos sobre rodas).
Entre mais de 2.000 projetos inscritos no Brasil inteiro, o "Sonhos Sobre Rodas" foi um dos 50 selecionados.
Preciso agradecer a Deus por nos surpreender todos os dias, pela estratégia e pela ousadia.
Preciso agradecer a Ronaldo e a Joana (responsáveis pela ONG Pão é Vida) por sonharem junto com a gente.
Preciso agradecer ao Movimento Bem Maior pela iniciativa.
E a você que votou. Não sabemos quantos somos. Não sabemos quantas flechas disparadas converteram em votos. Não temos ideia da proporção que tudo isso tomou, mas fica aqui a minha gratidão e desejo que cada um que se envolveu nesse sonho se sinta tocado a fazer mais e fazer a diferença nas mínimas oportunidades.
Grandes caminhadas começam com pequenos passos.
                                        MISSÃO DE VIDA. 
Foi a face exclusão, presente nas expressões da Maria Rita, junto à notícia da sua morte por inanição; que fez com que Ronaldo Henzel e Joana, que moravam em Pelotas, no Rio Grande do Sul, tomar a decisão de viver no interior do Nordeste. (Assista o vídeo abaixo e entenda a história).
Eles saíram do Sul em 2004 e moraram por 3 anos em um motor home, rodando o interior do Nordeste com ações e projetos. 
Há 14 anos a instituição fundada por eles, e um grupo de amigos em São Paulo, se dedica a desenvolver ações e projetos sociais. O objetivo da ONG Pão é Vida é capacitar para dar autonomia aos sujeitos, e reduzir vulnerabilidades.
O apoio a instituição pode ser feito através do BANCO DO BRASIL.  AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 -  Associação Pão é Vida - CNPJ: 08.316521/0001-64
ENDEREÇOS - INAJÁ - Sítio Baixa II - Zona rural - SÃO PAULO: Rua: Diógenes Taborda 16, Casa II - Jardim Eledy - CEP: 058.56-030.
Se quiser fazer parte pode se voluntariar para ações ou apoiar o casal, financeiramente: Caixa Econômica Federal- Ag: 1038 – operação 013 – conta poupança: 0000 9210-1 em nome de Joana D´arc de Medeiros Henzel  - CPF. 028.159274-89.
Contato com o casal:  WhatsApp (81) 99752 0140 \ EMAIL ronaldo_joanadarc@hotmail.com
 Twitter: http://twitter.com/#!/ongpaoevida Instagram: @joanahenzel ou @ongpaoevidaa

Comentários