NOTÍCIAS DE JANEIRO 2014

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20
Queridos, graça e paz, que a doce paz de Deus seja contigo nesse novo ano que se inicia!
Janeiro foi um mês abençoado, realizamos estudos bíblicos, cultos um intercâmbio, e recebemos também irmãos muito queridos aqui no Nordeste. Janeiro é um mês em que muitos tiram férias, e isso facilita para os que querem viajar, poder rever familiares e amigos! 
 Ficamos muito felizes por sermos lembrados, é uma emoção diferente estar aqui na missão e receber ligações de pessoas dizendo que querem nos visitar!
Agradecemos àqueles que deram uma pausa nos dias de descanso, e vieram aqui no agreste acatingado nos visitar!
                   INTERCÂMBIO COM IGREJA BATISTA NOVA JERUSALÉM
Dia 25 de janeiro estivemos junto com irmãos da 1ª igreja Batista de santa Cruz do Capibaribe no intercâmbio com a Igreja Batista Nova Jerusalém, onde realizamos evangelismo de rua e louvores na calçada da igreja. Momento de estarmos juntos proclamando o Evangelho! Tivemos oportunidade de falar com idosos e pessoas em um bar que ficava próximo do local onde os jovens estavam segurando faixas, cartazes com frases sobre o amor do Senhor.
              REXAM ENTREGA ALIMENTOS NO SERTÃO

Dia 31 de janeiro a REXAM, uma empresa que ano passado doou grandes sacolas de leite no Sertão, demonstrou desejo de voltar para outra doação e assim estar mais perto da comunidade, assim estivemos juntos entregando cestas de alimentos no Sertão.
A região nordeste pode ser dividida em duas áreas bem distintas, uma mais desenvolvida, que engloba a faixa litorânea, as praias e os shoppings, e outra pouco desenvolvida que engloba parte do interior, (região do semiárido) dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, onde ainda há milhares de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, onde o analfabetismo funcional é muito acima da média nacional, pessoas simples vivendo em meio à superstição e presas na garras da exclusão social.
A região Nordeste reúne em torno de 53 milhões de habitantes e o percentual de evangélicos está em torno de 4%. Dezenas de  cidades chegam a ter apenas 1% de cristãos e centenas de sítios  povoados não possuem sequer uma igreja evangélica.
Estamos investindo tempo para alcançar as vidas que estão espalhadas pelo Sertão, em  mais de 50 sítios de uma região muito necessitada do evangelho. Alcançar vidas com o evangelho nos sítios e povoados do Sertão consiste o maior desafio da igreja Brasileira.
Na atualidade vemos surgir novas denominações a cada dia, isso ocorre geralmente nas cidades com potencial econômico, porém, nos locais onde é preciso doar e se doar, parece não haver interesse em construir igrejas, mas, isso não muda o fato de que povos do Sertão precisam ouvir e aprender de Jesus.

                                 ESTÁ NASCENDO UMA IGREJA RURAL

Temos realizado 2 cultos semanais e visitas nos sítios, onde vemos que as vidas estão se abrindo para uma transformação. Recentemente se converteu uma professora e seu esposo, e os cultos estão com boa frequência! Foram 3 anos semeando e começamos a ver os resultados. Temos contado com a ajuda do Saulo Alvarega, ele é voluntário da ONG, e também Missionário do Ministério Conexão IDE, com quem fizemos uma parceria missionária anos atrás.
Víamos a necessidade de ter alguém morando na comunidade, durante as visitas que realizamos na comunidade é possível perceber que eles precisam ser alcançados com o Evangelho genuíno em seu próprio contexto social para serem libertos das superstições.
O toré, (ritual estranho, realizado nos sítios, como uma espécie de Xangó), existe, mas, não é bem visto por todos, algumas pessoas da comunidade  dizem que o toré é do mal, porque as "pessoas se embriagam e fazem o mal"  Assim foi que vimos as primeiras barreiras cair.
Estamos vendo nascer uma igreja rural no Sitio Baixas,  quem sabe possamos em breve erguer um templo para adoração ao Senhor naquele lugar... O sonhar é o homem, o realizar está em Deus, se assim for sua vontade, Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
              ENDSTATION WILDNIS GRAVADO NO SERTÃO FOI EXIBIDO NA ALEMANHA
Atores do filme com Joana
Dia 21 de janeiro de 2014 foi ao ar na Alemanha o programa gravado no Sertão do Moxotó com a ONG Pão é Vida.  A instituição recebeu as filmagens canal de TV KABEL EINS, da Alemanha que durante 13 dias produziram o ENDSTATION WILDNIS, onde quatro jovens alemães tiveram uma importante missão para realizar em 10 dias.
Os 4 jovens alemães foram inscritos no programa de TV pelos pais, que queriam que a experiência pudesse mudar o comportamento dos filhos. Eles receberam o desafio de construir um espaço físico para o trabalho educativo que a ONG realiza no Sertão.
 O sítio Baixas que se transformou em Set de filmagem, fica localizado na zona rural de Inajá, no estado de Pernambuco; ainda considerados pela ONU como um dos piores no Índice de Desenvolvimento Humano.  A ONG possui um núcleo comunitário nesse sítio que dá suporte para ações e projetos nessa região.  Os jovens Alemães tiveram 10 dias para realizar um  trabalho árduo para que pudessem ter uma experiência de "mudança de comportamento". A missão dada aos jovens foi construir 2 salas com banheiro para o trabalho pedagógico com as crianças.
Eles não estavam acostumados com HARD WORK, e não foi fácil pra eles encarar o desafio, eles tinham que deixar as salas prontas em dez dias! Houve momentos tensos, por causa do isolamento e do forte calor, em torno de 40 graus. Nada disso atrapalhou a missão, no final do décimo dia as salas estavam prontas.  

                    PROJETO DE IRRIGAÇÃO E VIDAS SENDO IMPACTADAS NO SERTÃO

Milharal  irrigado
Agradecemos ao Senhor por nos enviar os recursos necessários para perfurar e equipar um poço no Sertão do Moxotó que está beneficiando uma comunidade inteira no sítio Baixas.
O projeto em curso visa cercar com 8 fios de arame farpado  lotes de terras para que cada família possa plantar em sua própria terra, evitando que as cabras devorem as lavouras.
Implantar um projeto desses não será tarefa fácil, devido aos custos, contudo, conforme os recursos forem chegando iremos investindo na execução.
Convivendo com as famílias que vivem em sítios na divisa dos municípios de Inajá com Manari, que vivem em situação muito precária.  A água que eles utilizam vem de um poço perfurado em uma das comunidades, possibilitando que as pessoas usem a água para beber, cozinhar e matar a sede dos animais; porém a água tem que ser carregada  por longas distancias no lombo de animais.
Em 2012 Iniciamos um projeto piloto de agricultura familiar no núcleo da ONG Pão é vida no Sertão, o projeto que se iniciou com o plantio das culturas de subsistência e  árvores frutíferas.  O projeto em curso visa cercar com 8 fios de arame farpado  lotes de terras para que cada família possa plantar em sua própria terra, evitando que as cabras devorem as lavouras.
O projeto é um modelo do que pode ser feito se forem perfurados outros poços para que esse projeto possa ser expandido para outras famílias.
Estivemos pesquisando a perfuração de poços recentemente, cada metro perfurado sai R$ 130,00, após a perfuração é preciso fazer todo o revestimento e equipar os poços com bomba submersa de boa potência.
Um exemplo comparativo foi o último poço que perfuramos no Sertão de Inajá, ficou por R$ 32,600 com 160 metros de profundidade. O valor de um poço pronto é elevado para a realidade de famílias que possuem como única fonte renda, o bolsa família, e alguns criam cabras para ter leite para as crianças.
Implantar um projeto desses não tem sido tarefa fácil, devido aos custos, contudo, conforme os recursos estão chegando temos investindo.
PARA AJUDAR NA PERFURAÇÃO DE POÇOS PODE FAZER ATRAVÉS DA ONG PÃO É VIDA:
BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 - CNPJ: 08.316521/0001-64 - BLOG: www.ongpaoevida.blogspot.com 
TWITTER: http://twitter.com/#!/ongpaoevida CONTATOS: TIM - (81) 9752 0140 / CLARO (81) 9278 9315. SE DESEJAR ENVIAR UMA OFERTA PARA ESSE MINISTÉRIO SEGUE OS DADOS: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - AG: 1038 – OPERAÇÃO 013 – CONTA 9210-1-  EM NOME DE JOANA DARC DE MEDEIROS HENZEL


Comentários