RESUMO DE ATIVIDADES - NOVEMBRO DE 2012

MISSÕES NO NORDESTE BRASILEIRO  
- Ronaldo e Joana D´arc -
   "A tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo". Osvald Smith

Mais um ano está terminando, devemos fazer uma reflexão sobre a nossa existência, o porque de ainda estamos na terra... Qual é a nossa parte na missão dada por Cristo?
A Bíblia diz que aquele que ganha almas é sábio (Provérbios 11.30). Investir na obra missionária é fazer um investimento para a eternidade. Os recursos que Deus nos dá não são apenas para o nosso deleite. Devemos empregar, também, esses recursos para promover o reino de Deus, levando o evangelho até aos confins da terra. A contribuição cristã para missões não é um peso, mas um privilégio; não é um fardo, mas uma graça. Deus nos dá a honra de sermos cooperadores com ele na implantação do seu reino.

                  passando a visão missionária em  Guarabira / PB

De 16 a 18 de novembro estivemos na cidade de Guarabira, a convite do Apologista, Pr. Júnior que lidera a Igreja congregacional na cidade. Na cidade existe o Memorial Frei Damião representa o ponto alto, que propicia à cidade um alto número de fiéis que visitam em todas as épocas, principalmente nas romarias. 
O memorial conta com um museu sobre o Frade, Frei Damião, que propicia o "turismo religioso".
Tivemos oportunidade de passar para a igreja o desafio de fazer discípulos para Jesus na contemporaneidade. Mostramos como fazemos missões no Nordeste usando a visão de missão integral. A ideia é multiplicar o modelo! O Davi que além de amigo é parceiro de missão aqui na região, esteve conosco nesses dias em que estivemos em Guarabira. 

                   uma escolinha de futebol para alcançar crianças

Dia 02 de dezembro as crianças que estão jogando futebol no terreno da Primeira igreja Batista em Santa Cruz do Capibaribe tiveram sua primeira vitória. Eles estão treinando há alguns meses, esta foi à primeira vez que disputaram uma partida com outro time, venceram a partida! O nosso objetivo é que possamos ter uma escolinha de futebol bem organizada para que as crianças possam ter uma oportunidade de convivência, interação e aprendizado cristão, além de desenvolver habilidades futebolísticas.  Dia 15 de dezembro de 2012 ás 7:30h a ONG Pão é Vida vai oferecer um café da manhã para essas crianças, seus pais, ou responsáveis. O espaço ao lado do 2º templo em Santa Cruz do Capibaribe está sendo cedido gratuitamente para essas atividades. Agradecemos a PIB por essa parceria.

                     DIA DE COLHEITA NO  PROJETO DE IRRIGAÇÃO NO SÍTIO BAIXAS

Nas ultimas semanas estivemos bem ocupados com o período de colheita no Sertão do Moxotó. Após investimento dos parceiros no poço, bomba, canos e reservatórios. Desafiamos 10 famílias para participar do plantio.  Emeio a pior seca dos últimos 40 anos as famílias que permaneceram firmes puderam colher o fruto do seu trabalho essa semana.
A melancia foi à cultura que se mostrou viável e adequada para o solo... 
Devido ao péssimo acesso e o fato de ter que vender aos atravessadores, que possuem caminhões para retirar o produto, impediu que o lucro das famílias fosse melhor... O quilo foi vendido a R$ 0,25 é muito baixo, mas, ou vendia assim ou perdia tudo...
O desafio de ver uma comunidade tão esquecida se desenvolver tem seu preço! É o terceiro ano comprometidos com esse trabalho e vemos que é como se lançarmos uma gota em um oceano...
São 53 sítios com mais 9.000 pessoas que são ignoradas pelo poder público. Tentamos conseguir ajuda do prefeito do município para pagar a conta de energia para irrigar a terra, e foi negado. Seria para benefício do seu povo, vimos não haver interesse algum em mudar a vida das pessoas...
 Transcrevo abaixo palavras de um parceiro que visitou o projeto em Manari essa semana. O que Ele postou numa rede social é fato! Porque somos tomados por uma imensa insatisfação sem um sentido real de ser? Isso ocorre quando se tem o que comer, o que vestir, boas escolas, transporte para se locomover... É por isso, trabalhar ou visitar as comunidades do Sertão nessa época pode nos ajudar a refletir sobre gratidão e sobre o sentido da vida. 

    DEPOIMENTO DE QUEM ESTEVE NO SERTÃO E VIU UMA TRISTE REALIDADE

POR ARNALDO XAVIER – Esteve visitando sítios conosco ...
TÁ RUIM...??? Hoje passei o dia na cidade de MANARI-PE, ou mais precisamente no SÍTIO BAIXAS (Zona Rural) MANARI é a Cidade mais pobre do BRASIL, menor IDH(Índice de Desenvolvimento Humano) viajamos cerca de 800Km para visitar famílias, o que encontramos é SURPREENDENTE... pessoas sobrevivendo em estado lastimável, muita fome, sede, sol... Falta tudo, encontramos escola Municipal onde o quadro negro é feito de papelão, gente que ás 13;00hs não tinha comido nada... O acesso do veiculo quase que impossível. Muitas crianças vivendo em verdadeiro estado de abandono... animais morrendo sendo sustentado por redes, pois se deixar ele deitar não consegue mais levantar (ver foto), Realmente é de cortar coração estão vivendo uma seca muito grande... Vi Ônibus que recortaram parte para ser colocado Tanque e ser transformado em carro Pipa... Vi História de Animais que chega próximo de cercado com tanta fome e sede que parece gente com os olhos chorando... Fiz Grande Reflexão em minha vida depois desta visita, porque reclamamos tanto de pequenos problemas? Porque maldizemos nossa vida? Porque fazemos tempestade em copo d'água? Pois bem tenho certeza que grande parte de minha vaidade perdi hoje, e com certeza vou procurar parceiros para ajudar aquela gente, que por sinal já tem um casal fazendo um trabalho Fantástico (Joana e Ronaldo). Ahhh pra você tem algo Ruim em sua vida?? Da uma passadinha no SÍTIO BAIXAS em MANARI-PE.  Deus tenha Misericórdia nossa.
                       FAÇA PARTE SEJA PARCEIRO DESSA INICIATIVA
Olhar aquela imensidão seca, animais e pessoas padecendo, é mesmo de cortar o coração...
Precisamos de parceiros que façam um compromisso mensal de nos ajudar financeiramente para continuarmos levando adiante esses projetos. Nunca recebemos ajuda de órgãos públicos para essas ações. A nossa missão tem apoio de pessoas simples que amam Deus e entendem o privilégio que é participar ofertando para expansão do Reino de Deus.
PARA QUEM DESEJAR ENVIAR UMA OFERTA PARA O CASAL.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - AG: 1038 – OPERAÇÃO 013 – CONTA 9210 -1 - EM NOME DE JOANA DARC DE MEDEIROS HENZEL - CPF 028.159.274.89 
BLOG DO CASAL: www.ronaldoejoana.blogspot.com
CONTATOS (81) 9278 9315 / 9752 0140 – Email: ronaldo_joanadarc@hotmail.com

Comentários

  1. O que posso dizer depois de ver um trabalho tão maravilhoso desse.Agradeço a Deus por suas vidas,pela alegria,dedicação...Tenho também esse sonho de criar uma ong,comprar um veículo e sair por esse mundo de Deus evangelizando.Me deem notícias para que eu divulgue no meu blog.Falarei como Pedro:"Não tenho ouro nem prata mas o que tenho te dou..."que serão minhas orações e na medida do possível uma oferta.Vocês são Batistas tradicionais ou renovados...pura curiosidade viu?Sou batista.Aguardando resposta me despeço com um abraço.
    Meus emails: vilapores@yahoo.com.br
    vila.pores@hotmail.com
    vilapores@gmail.com.Uso mais o yahoo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM AQUI