COLHENDO OS PRIMEIROS, QUEM TEM FOME, TEM PRESSA!


Segundo o jornal Gazeta news, os meteorologistas dizem que a seca de 2012 teria a mesma proporção das secas ocorridas em 1983 e 1998, as maiores da história do Nordeste no século XX.

Os voluntários que acompanharam Ronaldo Henzel para uma ação no Sertão Nordestino no ultimo dia 09 de setembro de 2012 relataram ter sentido um misto de alegria e tristeza. Alegria por poder vislumbrar o início de um novo tempo no Sítio Baixas, onde está funcionando um projeto piloto de irrigação desenvolvido pala ONG Pão é Vida, e tristeza por se deparar com realidades que não conheciam.
Durante visitas em sitos da região para assistir as famílias, os voluntários oriundos de Recife e Santa Cruz do Capibaribe se deparam com crianças puxando jumentos que carregam água de longe, e até uma cena que chocou a equipe. Um jumento que carregava vasilhames d’água, não resistindo à fome e a sede estava caído no chão. Numa atitude desesperada sua dona o instigava com uma vara para que o animal se levantasse. O que segundo os voluntários não aconteceu, dada a fraqueza do animal. A mulher então o abandonou lá e saiu andando... Crianças que passavam ali puxando outro jumento pararam e contemplavam o pobre animal agonizando. Cenas do clássico: Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, em pleno século XXI ainda se repetem nos Sertões.
A ONG Pão é Vida vem assistindo essas comunidades com distribuição de alimentos, roupas e calçados. Reconhecendo que são necessários projetos sustentáveis para convivência com a seca, a instituição está buscando recursos para ampliar o projeto de distribuição de água para outras famílias, porém o custo é elevado e ela não recebe ajuda governamental.
Cabe ao poder público atuar para proporcionar uma vida melhor a esses brasileiros, no entanto, o que se vê na prática é a exploração da miséria como moeda de troca. A cidadania plena é uma utopia para quem ouve falar de um Brasil sem miséria, mas, vive a maior de todas as misérias que é a falta do algo tão fundamental para sobrevivência, a água.
Como missionários de tempo integral avançamos conforme podemos, porque vivemos em sociedade capitalista, cujo fim de tudo é obter lucro. Quando tínhamos empresas  no Rio Grande do Sul e vivíamos a dinâmica do capital, não era possível permanecer aqui no Nordeste permanentemente servindo a Deus e ao povo como fazemos hoje. Nos deslocando grandes distâncias  e vivendo debaixo da graça e misericórdia do Senhor!
Ronaldo e Joana Darc - idealizadores da ONG Pão é Vida.
PARA QUEM DESEJAR ENVIAR UMA OFERTA PARA O CASAL
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - AG: 1038 – OPERAÇÃO 013 – CONTA 9210-1- EM NOME DE JOANA DARC DE MEDEIROS HENZEL CPF: 02815927489 - Email / MSN: ronaldo_joanadarc@hotmail.com.

  FAÇA PARTE DESSE EVENTO PARA EXPANSÃO DAS AÇÕES NO SERTÃO DO MOXOTÓ
Não contamos com ajuda financeira governamental. Nossas ações de inclusão social são realizadas com doações voluntárias de pessoas físicas e ou jurídicas.

Domingo dia 11 de Novembro será realizado o 1º almoço Beneficente da ONG Pão é Vida aqui no Agreste de Pernambuco, o almoço será no Cabana Clube, em Santa Cruz do Capibaribe a partir do meio dia.
Oficinas de artesanato estão sendo realizadas pela ONG e por ocasião do evento haverá uma exposição de artesanato produzido, parte da renda será revertida para os projetos desenvolvidos pela instituição no Sertão Nordestino.
TITULARIDADE: Associação Pão é Vida - CNPJ: 08.316521/0001-64
Deposite sua contribuição para: ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA
AGÊNCIA: 0361-1 CONTA CORRENTE: 15.422-9 - BANCO DO BRASIL.

SEDE: Rua Diógenes Taborda 16, Casa II - Jardim Eledy - CEP: 058.56-030 - São Paulo / SP
BASES DE APOIO NO NORDESTE
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - Vereador Severino Ribeiro da Silva – Bairro Novo em Santa Cruz do Capibaribe - PE
INAJÁ - BASE OPERACIONAL: SITIO BAIXAS
CURRAIS NOVOS: Av. Rodolfo Pereira , 422 - Parque Dourado. Site: www.paoevida.org e o nosso Twitter é http://twitter.com/#!/ongpaoevida

Comentários