RUMO AO SERTÃO NOVAMENTE, PROJETO DE IRRIGAÇÃO


Dia 22 de Agosto de 2011 rumamos para Inajá e Manari Pernambuco, para realizar atividades naquela região. Saímos as 5:30h da manhã do Agreste Pernambuco, mas, tivemos problemas mecânicos na estrada, por isso, só foi possível seguir viagem depois do meio dia. As famílias dos sítios estavam com saudade, uma vez que estivemos em São Paulo entre os meses de julho e agosto, cumprindo agenda da Instituição, e o trabalho em Manari estava com a responsabilidade do voluntário Manoel Antonio e Sirleide.
Diversas atividades foram realizadas na Zona rural de Inajá.
Reunião com homens da comunidade para falar sobre o projeto de irrigação.
Atividades educativas com o livro da família para cerca de 30 crianças.
Letreiro da Base operacional.
Visitas foram realizadas para as mulheres que deram a luz recentemente, uma delas não estava bem, porque teve o filho em casa (parteira) e teve complicações pós–parto.
Graças à doação de alimentos feita por parceiros da ONG Pão é Vida, levamos alimentos para o “supermercado da solidariedade” onde colocamos a disposição das famílias carentes, alimentos que arrecadamos. Muitas graças foram dadas a Deus ali... Só entendemos após ouvir as famílias.
A maior parte das famílias sobrevive dos “programas sociais” do governo federal, várias mulheres disseram que o cartão do beneficio estava bloqueado, e por isso, não tinham alimentos em casa.
O projeto de irrigação para beneficiar as famílias de modo que possam viver da terra, está em andamento. A ONG Pão é Vida está investindo em um projeto piloto em sua base operacional no Sítio Baixa II. O objetivo da instituição é incentivar multiplicação do modelo para outras famílias.
Para isso é preciso à perfuração de um poço profundo, um investimento entre R$ 8.000.00 R$ 10.000.00. 10 famílias estarão participando desse projeto piloto,onde cada uma delas cercará uma parte das suas terras para o plantio.
As famílias terão a responsabilidade de conseguir a madeira e a Pão é Vida está divulgando o projeto para que essas famílias sejam beneficiadas com rolos de arame farpado. (RS 2.000.00 por família).
Porque cercar para plantar?  Naquela região acriação de caprinos é um fator cultural, daí a necessidade de cercar área para o plantio.
ASSOCIAÇÃO PÃO É VIDA - AG: 0361 - CONTA CORRENTE 15.422-9 - BANCO DO BRASIL. (81) 9752 0140 - 92789315

Comentários